Criação da marca, identidade visual e desenvolvimento do site para Observatório da Desinformação, uma iniciativa da Unicamp - Universidade estadual de Campinas, em articulação com USP, UFAC, UEPB e com a rede de educação superior da UNESCO-UNAOC UNITWIN de Letramento Midiático Informacional e Diálogo Intercultural, para promover um diálogo amplo entre diversas áreas do conhecimento, envolvendo intelectuais orgânicos e a sociedade brasileira, incluindo atores sociais e lideranças comunitárias. O projeto tem como objetivo ampliar o diálogo e garantir acesso à informação e educação de qualidade para todos.
A identidade visual do Observatório foi concebida através do conceito de busca e investigação no ambiente digital para combater as mentiras, ou fake news . A logomarca é representada pela lupa (instrumento do pesquisador) e pelos sinais de um radar que simbolizam o mundo digital e a propagação em ondas da informação ou mensagem. Compõe a assinatura, a palavra destacada “des”, em um marcador de texto, enfatizando a missão do projeto que tem como objetivo ampliar o diálogo e garantir acesso à informação e educação de qualidade para todos.
Direção
Alessandra Pinheiro
Design
Yan Diniz
Website
Rebeca Castro