AP

Sobre

Criação da marca, identidade visual e desenvolvimento do site para Observatório da Desinformação, uma iniciativa da Unicamp - Universidade estadual de Campinas, em articulação com USP, UFAC, UEPB e com a rede de educação superior da UNESCO-UNAOC UNITWIN de Letramento Midiático Informacional e Diálogo Intercultural, para promover um diálogo amplo entre diversas áreas do conhecimento, envolvendo intelectuais orgânicos e a sociedade brasileira, incluindo atores sociais e lideranças comunitárias. O projeto tem como objetivo ampliar o diálogo e garantir acesso à informação e educação de qualidade para todos.

A identidade visual do Observatório foi concebida através do  conceito de busca e investigação no ambiente digital para combater as mentiras, ou fake news .  A logomarca é representada pela lupa (instrumento do pesquisador) e pelos sinais  de um radar que simbolizam o mundo digital e a propagação em ondas da informação ou mensagem.  Compõe a assinatura, a  palavra  destacada “des”, em um marcador de texto, enfatizando a missão do projeto que tem como objetivo ampliar o diálogo e garantir acesso à informação e educação de qualidade para todos.

Ficha Técnica

Direção

Alessandra Pinheiro

Design

Yan Diniz

Website

Rebeca Castro

Observatório da Desinformação

Campinas, Brasil 2023